quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Como ser um bom líder de classe:





O que é ser líder? Visão, paixão, pensamento estratégico, habilidade de comunicação, automotivação, habilidade de unir pessoas, poder pessoal, congruência, capacidade de adaptação, disciplina, resolução, a busca constante da excelência, capacidade de se relacionar são algumas características e habilidades comuns necessárias para o desenvolvimento da boa liderança. 

Líder é aquele que tem a capacidade de administrar pessoas e equipes, de personalidades diferentes, e gerencia-las, mobilizando-as para objetivos comuns. Em uma definição mais simples, liderar é comunicar as pessoas seu valor e potencial de forma tão clara, tão forte em que elas acabem por vê-los em si mesmas e que seja capaz de se colocar em movimento sentido parte do processo de ver, fazer e tornam-se capazes. 

Ninguém deseja ser liderado por alguém a quem falte coragem e autoconfiança. É gerado um estilo superior de liderança positiva para aqueles que ousam nas tarefas e se vale de oportunidades não tentadas anteriormente. 

Uma grande qualidade de um líder eficaz é saber conquistar o respeito da equipe através da influência não pela sua posição e sim pela sensibilidade do que é direito e justo. O estilo de liderança segundo o qual todos são tratados de forma justa e igual sempre cria uma sensação de segurança. Isso é extremamente construtivo e um grande fator de nivelamento no ambiente.

Líder democrático (representará a turma com a cooperação de todos)
Compreensivo (entender as dificuldades dos colegas)
Educado e cortês
Responsável
Honesto
Imparcial
Ter iniciativa
Justo
Leal
Assíduo às atividades escolares e de representação
Dinâmico
Estudioso
Persistente
Apresentar-se sempre com uniforme organizado
Ser exemplo para todos
Ser elemento de ligação da turma com os professores e os serviços da Escola
Participar das reuniões solicitadas pela Direção / Professores.
Informar a turma sobre os assuntos tratados nas reuniões
Transmitir à turma recados e informações sobre assuntos de interesse coletivo recebidos
da Escola Proporcionar à turma um ambiente de amizade e união Acompanhar os colegas nas dificuldades apresentadas (aprendizagem, atitudes, faltas, casos de doenças), auxiliando a Direção e os Professores. Estimular e organizar junto com a Direção e os Professores a criação de grupos de estudos para auxiliar os colegas com dificuldades Colaborar com os colegas novatos para que se adaptem ao ambiente escolar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário